sábado

A primeira obra da minha mãe com a planetária.

Olá meninas e meninos. Sintam-se cheirados! (Como diz Chayenne) rs

Fiquei de postar a primeira obra da planetária que minha mãe fez no mesmo dia em que ganhou a batedeira, não postei porque ela ficou de me dar a receita e só liberou o segredo da mesma hoje.

No dia ela nem esperou eu ler o manual.

"Pra quê? ela é tão simples e prática que nem sei porque vem esse manualzinho!" Disse minha mãe. rs

Bom, ela tem razão, mas vamos ao que interessa.

Este bolo é cremoso e é de laranja . Minha mãe já fazia ele  antes na antiga batedeira e sempre saía solado, agora ele sai do jeito que deve, nem duro nem molenga demais e sim cremoso.

Vamos lá.

Ingredientes:


2 laranjas bem maduras, com casca amarela, lisa e fina;
3 ovos;
1 xícara de chá de óleo;
3 xícaras de chá de farinha de trigo;
3 xícaras de chá de adoçante dietético sucralose forno e fogão ( ela usa o da marca Línea) ou
faça com açúcar, quando é para eu comer ela coloca 2 xícaras e meia de açúcar;
1 1/2 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo:

Pegue uma laranja e retire a casca até metade, a outra não tire nada da casca. Corte as duas laranjas em  pedaços e retire a parte branca do centro e os caroços.

Bata no liquidificador com um pouco de água até ficar um creme com alguns pedacinhos.
Reserve.

Separe as claras das gemas.

As claras são batidas em ponto de neve.

Numa vasilha coloque as gemas e o açúcar, (ou o adoçante se preferir) bata na batedeira até ficar um creme amarelo clarinho. Adicione  o óleo, bata e depois alterne o suco da laranja que foi batido antes com  a farinha de trigo aos poucos e continue batendo.

Por último misture o fermento usando  o fouet.  (A minha mãe usou o batedor da máquina, ela achou o máximo) rs  e adicione as claras em neve, misturando delicadamente com o fouet ou com um pão duro. (A massa deve ficar aerada)

Coloque a massa em forma untada com manteiga e enfarinhada.

Leve ao forno pré aquecido à 180ºC por mais ou menos 45 minutos. Caso perceba que o bolo já está bom com menos tempo, faça o teste do palitinho, coloque-o na massa e se ele sair mais ou menos limpinho é que já está bom.



É isso, este bolo é muito bom mas quem não gosta muito do saborzinho um pouco ácido da casca da laranja vai achá-lo um pouco forte. Mas vale a pena fazer. Quando ele está quente dá impressão de que ele não saiu certo, que ficou muito molenga, mas depois de friu ou no dia seguinte, ele fica muito gostoso.

Bom apetite e um final de semana maravilhosamente doce.

Beijos mil.





3 comentários:

  1. Hummmm,que delicía de presente e de estréia,ela deve ter ficado muito feliz com um lindo e util presente desses,bom findi,bjkas....

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia!
    Nossa, minha mãe ficou toda boba, agora inventa receitas que nem precisa de batedeira só para usar a "planetária" é como ela chama o novo brinquedinho rs.
    Um fim de semana lindo pra você.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto ela ta mais que satisfeita com o mimo...rs

    ResponderExcluir