terça-feira

Loft, conhece? Quero um para mim!

Olá, gente linda.
Hoje vou falar sobre um pequeno desejo meu, morar num loft.
Como amo decoração, ambientes abertos e integrados, natureza dentro de casa, claridade, etc, etc, etc, não há nada mais óbvio que eu admirar ambientes como os lofts.
Quando descobrí que o modo de morar numa casa sem paredes, ou com o mínimo delas, era chamado de loft, fui buscar informações e fiquei sabendo que o bairro nova-iorquino chamado SoHo, foi o cenário para o surgimento deste estilo de morar.
Nos anos 1970, diversos artistas foram para o local em busca de um custo de vida mais acessível e passaram a viver em antigos galpões. Não havia paredes para delimitar os espaços, nem muitos adornos para enfeitá-los. O conceito agradou os descolados da época e atravessou gerações.

Amo essa claridade toda...

Há quem diga que os primeiros traços que deram vida a um loft saíram da prancheta do arquiteto francês Le Corbusier. Ainda na década de 1920 ele criou apartamentos amplos, com pé-direito duplo e muita luz natural.

 Que charme de cozinha, não!

Os materiais de acabamento também dão aquela mãozinha no momento de dar vida a um loft. Os campeões de pedidos são os tijolinhos à vista.
Ficam lindos naturais ou pintados de branco e nos remetem aos galpões de antigamente.
Porém, é preciso cuidado para mantê-los em ordem. É importante aplicar uma resina para impermeabilizar e limpar frequentemente com pano úmido.
Na listinha de possibilidades ainda há espaço para o colorido dos ladrilhos hidráulicos, o chamadop concreto aparente e para a simplicidade da madeira de demolição.
Em muitoss casos, as tubulações elétricas, de ar condicionado e hidráulica ficam aparentes, essa  característica é típica dos modelos de lofts nova-iorquinos. Outro elemento onipresente é o pé direito duplo e a função disso é de valorizar o imovel e conferir aquela sensação de amplitude. Tudo que eu adoro num ambiente.
É isso aí... Que belo!





Beijos, beijos e uma semana criativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário