segunda-feira

Vamos falar de decoração vintage?

Olá gente boa!

Vocês já viram ou tem em casa algum objeto de decoração com aplicação de capitonê?

Sabem o que é capitonê?

Hoje, conversando com uma amiga estudante de decoração, ela não soube me dizer o que era isso e conhecia o matelassê e eu expliquei que matelassê é o tecido jacquard ou maquinetado onde os motivos são em alto relevo onde no meio (entre) do tecido há uma manta para dar o formato fofo.


Já o Capitonê parece matelassê mas é diferente. Ele dá um aspecto mais elegante ao ambiente e consegue um efeito de luz e sombra bem interessante. De origem inglesa, a técnica surgiu em 1840 como forma de valorizar o trabalho manual. O estilo romantico, marcado por botões e pregas costurados no tecido, apresenta desenhos geométricos (quadrados e losangos) que hoje em dia são colocados até no teto e tem a forma retratadas também em papel de parede e revestimentos. Aliás modernos e lindos.

Vamos ver alguns exemplos?


Cabeceiras em capitonê é um luxo mesmo simples. 

Aqui é o básico, capitonê no sofá, a gente sempre vê por aí... 

No sapato, arraso!


Na parte dos pés da cama, lindo demais! 

Este ambiente é um Hall de entrada na Casa Cor Paraná. Muito luxo e o capitonê ao fundo é um papel de parede! 

Outro papel de parede, este é da Think Surface que conseguiu um efeito 3D incrível. 

 O capitonê deste quarto é um revestimento da Portinari da linha de cerâmicas Innova.
 Imita muito bem  

Luminária, amei! 

Esta imagem eu tirei do google porque ainda não tenho a minha máquina para tirar foto da almofada que minha mãe ganhou e que é identica a essa. Não sabia que esse trabalho maravilhoso também é um tipo de capitonê. Lindo não! 

Fotos: Google

Por hoje é só.
Uma feliz semana a todos e até amanhã.

Beijos mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário