The Daily Puppy

sábado

Páscoa

Olá queridos e queridas, estive conversando com algumas pessoas e percebí que muitos não entendem o porque de tantos símbolos na Páscoa. Então resolví  colocar no bloguinho para que todos saibam que  tudo tem sentido e tem  explicação.
Começamos com:
O ovo
Simboliza o  nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é símbolo desde a antiguidade, época em que já era costume presentear as pessoas por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o fim da quaresma.

O ovo de chocolate
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: O néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenecedora da vida. O ovo de chocolate ée, portanto, símbolo da vida.

O coelhinho
Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vidda. Convém explicar às crianças que, embora ele apareça associado aos ovos,  não existe coelho que bota ovo,  muito menos de chocolate... rs rs rs

A cruz
A cruz mistifica todo o símbolo da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde o ano 325 d. C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.

A água
Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de Páscoa, é feita a benção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.

O cordeiro
É o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade que é Seu rebanho.

O pão e o vinho
O pão e o vinho eram, na antiguidade, a comida e bebida mais consumida. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.

O peixe
A Páscoa mantém o sentido da trajetória da história de Jesus Cristo. O peixe, um dos símbolos mais antigos do cristianismo, está vinculado às aparições de Jesus que sempre em sua história, após a Ressurreição e diz respeito ao próprio Cristo Ressuscitado  (Jo 21,9) e (Lc 24,42-43)  Além disso os primeiros cristãos praticavam o costume de trocar alimentos como presentes, como por exemplo ovos (de galinha) e peixes. A palavra peixe na língua grega se pronuncia "ichthys" que se relaciona as iniciais para a confissão de fé (IXTYZ"-Jesus Christus Teós Yiós Soter - Jesus Cristo Filho de Deus Salvador) Portanto, o peixe também simboliza a fé das pessoas em Cristo.

Roupas brancas nas celebrações
As vestes brancas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornam resplandecentes de brancura) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

Velas
As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-la em ocasiões especiais.

O círio
O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa" e "Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

A pomba
Colomba ou Pomba Pascal- De origem italiana, a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Aléem  disso, a pomba é também um símbolo da almejada paz.

Fonte: Site Terra


Uma Páscoa suer abençoada a todos. Fiquem com Deus.
Beijos, beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário