terça-feira

Mercado de pulga, Já foi em algum?


Olá amadas e amados, como vão vocês?

Já foram em mercados de pulga? Aqui na Baixada Santista tem um casinha em forma de castelinho, no bairro da Aparecida, que vende coisas antigas, de pessoas que estão se mudando e querem dar um outro destino aos móveis e objetos que não  querem levar para a casa nova.
Nessa semana, lí em um jornal virtual de Portugal, que uma senhora tinha ido a um desses mercadinhos, lá em Shenandoah Valley, na Virgínia e fez uma pequena compra. Em sua sacolinha tinha um boneco de Paul Bunyan, uma vaca de plástico e um quadrinho, que ela pretendia utilizar somente a moldura. Tudo custou 50 dólares.

Algum tempo mais tarde, já em sua casa, a senhora percebeu que havia feito a maior compra da sua vida. O quadro, que ela pretendia usar somente a moldura, soou bem familiar à mãe da senhora. Ela, insistente, averiguou a autoria da pintura e constatou que realmente era um Renoir.

Na moldura estava escrito o nome do autor, mas só isso não poderia provar nada. Um especialista de artes, Norton Craner  garantiu e declarou ao The New York Times que a obra pequenina (14 de altura e 23 de largura) se tratava de um exemplar do famoso pintor francês Pierre-August Renoir e se chama "Paisagem à beira do Sena", pintada em 1879, cujo valor pode ir de 75 à 100 mil dólares.  Uau!


Esta obra aparece no catálogo das obras de Renoir, onde se pode ler que ela foi adquirida em 1925 pela galeria francesa Bernheim-Jeune. Depois foi vendida a Herbert May, marido da colecionadora Maryland Sadie A. May.

Imagens: Google
Reportagem: Jornal virtual Publico Portugal

Acho que preciso visitar mais mercados de pulgas ... rs

Beijos mil.










Nenhum comentário:

Postar um comentário