The Daily Puppy

quarta-feira

Tempestade solar

Olá, estou de volta só para informar sobre um acontecimento que ocorrerá nesta quinta, 08 de março de 2012.
Vocês já assistiram ao filme que fala sobre o fim do calendário Maia em 2012. Bom, lí muitos livros, jornais, revistas e assistí a vários documentários que falam sobre este assunto e todos os cientistas e estudiosos sobre esses assuntos disseram que nada aconteceria neste ano. Eu acredito que o mundo não vai realmente acabar neste ano, pooorémm nenhum doa cientistas e estudiosos que ouvi e lí comentou sobre a tempestade solar que acontecerá amanhã!
Confesso que fiquei com algumas dúvidas e passei até a acreditar (um tiquinho só) nessas tais professias. Não sou uma pessoa cética, mas também não sou nenhuma avuada que acredita em tudo que lê e ouve sem antes pesquisar e procurar aprofundar no assunto e buscar algo lógico para dar sentido à coisa, entende?!
Pois bem, ví a reportagem no site do Ig e vou postar aqui somente para vocês verem também. Que fique claro que eu não levanto bandeira nenhuma de vai acontecer o fim do mundo ou a extinção do ser humano ou então as catástrofes que aconteceram em 2012. Isso é só informação.
Vamos lá:

Tempestade solar que chega nesta quinta pode ameaçar rede elétrica

Segundo astrônomos, fenômeno é o maior a atingir a Terra nos últimos cinco anos e também pode prejudicar sistemas de GPS

A maior erupção solar dos últimos cinco anos está chegando à Terra, e deve envolver o planeta em uma onda de partículas que pode causar problemas às redes elétricas, sistemas de GPS e voos de avião.
Ela começou no Sol na terça-feira (6) à noite, e seus efeitos vão chegar entre as 23h de quarta-feira e 3h de quinta (horário de Brasília), de acordo com técnicos do Centro de Meteorologia Espacial, nos Estados Unidos. Eles afirmam que a explosão está aumentando de tamanho conforme ela se afasta do corpo celeste.
“Vai nos atingir bem no nariz”, disse Joe Kunches, cientista da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (na sigla em inglês, NOAA). Ela deve durar até sexta-feira (9) de manhã, mas a região solar de onde a tempestade veio ainda pode mandar novas cargas explosivas. Segundo Kunches, outro grupo de manchas solares ativas está pronto para explodir na nossa direção logo após esta tempestade.


Mas por enquanto, os cientistas estão esperando ver o que acontecerá na quinta-feira, quando as partículas elétricas chegarão à Terra numa velocidade de 6,4 milhões de quilômetros por hora.

A tempestade chega logo após uma erupção mais fraca, que aconteceu no domingo, e chegará um pouco mais cedo do que o previsto.
Dependendo de sua força, as emissões magnéticas da tempestade têm o potencial de afetar a rede elétrica, especialmente de países perto dos polos. Em 1989, uma erupção mais forte derrubou o sistema elétrico de Quebec, no Canadá, deixando seis milhões de pessoas sem luz. As empresas de energia já foram alertadas.
Tempestades solares também podem alterar a precisão dos GPS (sigla em inglês para Sistemas de Posicionamento Global), que podem prejudicar perfurações de precisão (como em plataformas de petróleo), por exemplo. Também podem acontecer interrupções no serviço.
Também podem acontecer problemas em sistemas de satélites e comunicações, e aumentar a radiação nos polos sul e norte, o que causaria alterações de rotas aéreas. Algumas companhias aéreas já se adiantaram e reprogramaram seus voos, de acordo com Kunches.
Há um lado bom: no hemisfério norte, há chances de auroras boreais mais fortes em latitudes mais baixas, como na região dos Grandes Lagos (Estados Unidos), bem como na fronteira do país com o Canadá.

Bem que aqui o efeito vai ser quase que insignificante, segundo os especialistas os lugares perto dos polos sentirão mais, mas ainda bem que deu tempo de postar antes dela chegar e acabar com a minha festa com a energia, rsrs (A louca!)

Beijos mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário