sábado

Despensas...

Quando eu era pequena, lembro me de minha mãe fazer comprar e quando chegávamos em casa, ela arrumava tudo dentro da despensa, tinha até uma geladeira grandona dentro dela. Daí mudamos de residência algumas vezes, só que nas casas que morávamos não tinha despensa. Minha mãe teve que comprar armários e isso é até hoje. Aqui em casa temos armários que servem de despensa.
Será que elas saíram de moda ou será que os imóveis estão tão diminutos que não cabe mais uma dessas?
As despensas são funcionais, elas desafogam os armários da cozinha, liberando espaço para louças e utensílios.

Como planejá-las:
Uma boa despensa deve ter um revestimento adequado para que seja de fácil limpeza. Pode-se usar tinta epóxi ou a acrílica. Não vale a pena colocar materiais caros pois ela não será visitada por estranhos.

O tamanho:
Isso depende da quantidade de moradores da casa e dos hábitos alimentares de cada um. Alguns arquitetos dizem que uma despensa de espaço razoável deve ter 1,20 x 1,50m. Com estas dimensões, é possível instalar prateleiras e  deixar espaço para circulação e acesso às mesmas.

A organização:
A separação dos produtos por categorias facilita na hora de encontrar o que procura e deixa a despensa bonita. Vale usar potes, cestos, porta grãos, porta temperos para que a cozinha funcione com mais praticidade.

A limpeza:
É importante manter este cômodo limpo. Restos de alimentos e embalagens abertas podem atrair insetos e outros animais indesejáveis para este ambiente. Nunca esqueça de limpar as embalagens dos produtos que vem do supermercado antes de guardá-los.

Vejam algumas idéias de despensa.


Esta eu achei um charme.

Beijos mil e um final de semana abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário