quarta-feira

Vamos ajudar o planeta!

Olá pessoas lindas, estou tentando como sempre, fazer a minha parte no sentido de salvar o planeta da poluição. Hoje eu procuro não usar sacolas de plástico e estou usando o jornal para jogar fora o lixo daqui de casa.
Ontem fui na farmácia e a moça do caixa colocou minhas compras dentro de uma sacolinha plástica, imediatamente eu fui retirando e colocando na minha inseparável ecobag bege e rosa que breve posto a fotinho dela aqui. A moça, que já me conhece a um tempinho e sabe que eu não uso a sacolinha, pegou na minha mão e disse que era uma sacolinha diferente. Daí eu parei e prestei atenção. Realmente ela é diferente. É uma sacola oxi-biodegradável.

Sacola convencional: 100 anos para se decompor
Sacola oxi-biodegradável: 18 meses para se decompor

100 anos   X    18 meses...
Acho que é uma diferença considerável não é mesmo?
Mas não deixa de ser uma sacola  plástica.  Mesmo se decompondo em tempo super rápido ela pode derrepente cair no mar ou no mangue, ou pior acabar dentro da boca de alguma  tartaruga ou de um golfinho...
Já ví muitas reportagens daqui da Baixada Santista de biólogos e pescadores reclamando da sujeira que se acumula na mar. Se acabarmos com as sacolas plásticas e procurarmos um meio de resolver de vez a questão do lixo, o planeta pode se recuperar. Temos alguns exemplos que deram certo na questão de transporte, armazenação e utilização do lixo. Não é impossível, falta vontade nossa, e política. 
Me preocupo com essas coisas por isso continuo pensando em não usar sacolas plásticas.
Vamos juntos reduzir o número de coisas que sufocam e matam o planeta.

Beijos, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário