The Daily Puppy

quarta-feira

Macetes para facilitar nas tarefas domésticas.

Olá, olá!
Estava, eu, envolta com afazeres domésticos e parei para descobrir como eu poderia me livrar de algumas sujeirinhas daqui de casa. Parei o serviço e fui pesquisar. Encontrei umas diquinhas que vale a pena passar para frente, algumas eu já sabia, mas senti que eu deveria contar para vocês.

1. Para ter uma geladeira refrescantemente limpa e sem  mau odor, lave as paredes e as prateleiras com uma solução de água morna e bicabornato de sodio. A dica vale também para os vasilhames, mas esses eu gosto deixá-los mergulhados nessa solução. Essa dica eu sabia desde quando iniciei no meu vício de limpeza.

2. Escolha um espaço que seja exclusivo para as bananas. É... elas merecem um lugarzinho de destaque na cozinha. Mas sabe o que pega com os bananas maduras, é que elas liberam gases que fazem com que as outras frutas que estiverem muito próximas possam amadurecer com muita rapidez, até mesmo outras bananas que estiverem verdes. Meu pai agora está colocando as coitadinhas perto de tudo quanto é fruta verde que ele fica com desejo de comer rápido. O ideal é deixá-las no próprio cacho para que fiquem frescas por mais tempo.

3. Para tirar manchas de frutas na pele, por exemplo, manchas de cereja fresca, amora, etc... Esfregue uma batata descascada. O vinagre branco também resolve o problema das manchas.

4. Gosta de leite fresco mas não toma a caixinha toda numa semana? Então, para mantê-lo assim, fresquinho por mais tempo é só adicionar uma pitada de sal à caixinha tetra pak ou à garrafa  que você coloca  o leitinho. Mas faça isso assim que abrir a embalagem. Isso vai aumentar o tempo e o frescor desse leite.

5. Amo purê, mas o meu, até semana passada, era feito de batata cozida, um pouquinho de manteiga, pitada de sal e queijo ralado, eu colocava um pouquinho de água para amolecer a batata. Ficava gostosinho mas não a ponto de receber elogios de pé. Agora eu aprendi que colocando um pouquinho de alho bem amassadinho e leite para amolecer o danado, você recebe até aplausos. Ótima essa descoberta, não é mesmo?

6. Essa dica eu não sabia, antes eu morria de raiva por não conseguir tirar aquelas sujeirinhas de dentro do microondas. Mas agora eu limpo o microondas colocando uma vasilha de água e ligo por 2 minutos. Quando abro, as manchas estão molinhas e super fáceis de limpar. Se o microondas estiver com cheirinho desagradável, é só usar aquela solução da geladeira: água morna e bicabornato de sódio. Fácil, não é?

7. Para evitar o mofo nas cortinas do box do chuveiro, coloque-as mergulhada numa solução de água salgada antes de pendurar para serem usadas.

8. Essa eu faço e funciona meeesssmo: Aplique lustra móveis no vidro ou no acrílico do box e ele não fica com aquelas manchas de respingos horrorosas de água e sabão.

9. Olha só o bicabornato aí de novo. Aqui em casa ninguém fuma, gráças a Deus, mas em lugares que têm cinzeiros, fiquei sabendo que colocam biabornato no fundo do cinzeiro em uso, isso anula o mau cheiro do cigarro.
E para tirar o ranço no cinzeiro já impregnado pelo odor, basta usar um pouco de limão na hora de lavar.
Para retirar o cheiro de cigarro do ambiente, coloque uma bacia com água e detergente no local.

10. É chato quando o espelho do banheiro fica embaçado por causa do vapor, não é? Para evitar isso, basta esfregar um pano ligeiramente úmido e embebido em glicerina.

11. Para abrir uma fechadura enguiçada, aqueça a chave com fósforo. Nunca force a chave. Vire-a devagar.

12. Remova manchas amarrotadas e queimadas do ferro, esfregando uma solução de vinagre e sal, aquecida.

13. Esta dica eu usei hoje, confesso que não estava crendo muito nessa limpeza, mas deu certo. Tenho um ramalhete de rosas artificiais e elas estavam sujinhas num cantinho esquecidas. Hoje coloquei-as num vasinho, ficaram até bonitinhas. É só colocá-las num saquinho de papel juntamente com uma colher de sobremesa de sal. Agite bastante. Retire e lave com água e sabão.

14. Nas flores de verdade, você pode evitar o mau cheiro da água trocando-a todos os dias, mas se caso não for possível, vale colocar um pedacinho de carvão no vaso.
Para dar nova vida às flores murchas porém ainda bonitinhas, corte um pedaço do caule mergulhando em água quente seguida de água fria.

15. Ah as formiguinhas... Este é o único animalzinho que eu não gosto de encontrar dentro de casa, restaurantes ou hospitais... Me davam uma dor de cabeça... Mas eu sempre coloco pedaços de limão murcho nos cantinhos da pia e as vezes em armários e próximo do pote de açúcar. Elas não toleram o cheiro e somem rapidamente.
Outra coisa que fiz bastante foi colocar sabão brilhante dentro de um pouquinho de água de um dia para o outro. Ele vira uma pasta, daí é só colocar no buraquinho de onde você as vê saindo.

Por hoje é só
Boa limpeza e até mais.

Beijos, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário